Enaltecer e celebrar o Dia da Mulher é louvável. Afinal de contas, a luta tem sido grande ao longo das décadas e merece acolhimento em suas diversas formas: merece, sim, homenagens. Mas, acima de tudo, merece respeito ao gênero feminino. Os mimos de nada adiantam se não forem acompanhados de uma efetiva demonstração de alteridade para com as demandas que, até hoje, afligem as mulheres dos mais diversos lugares ao redor do mundo. Afinal, para que flores se a vida das contempladas é tudo menos um mar de rosas?

O Observatório das Desigualdades produziu, ao longo dos tempos, diversos conteúdos voltados à temática da desigualdade de gênero e dos pontos que podem ser trabalhados para seu enfrentamento, principalmente no caso brasileiro. Seja por meio de podcasts, boletins, vídeos ou posts, tentamos voltar nosso olhar às perspectivas da realidade social que ainda se interpõem à equidade entre os gêneros e trabalhar essas temáticas da forma mais variada possível. 

E nada melhor para fechar nossa semana Março Mulher que conhecer mais sobre a desigualdade de gênero, suas facetas e as vias para combatê-la, concorda? A luta pela equidade de gênero, afinal, é uma pauta não só das mulheres, mas uma temática cidadã. Segue aqui o fio pra você maratonar o Observatório e se inteirar do assunto! 

 

  • Projeto “Março Mulher”

Seguindo o que produzimos em 2020, o ano de 2022 trouxe o Março Mulher, um projeto temático da semana do dia da mulher o qual este próprio post finaliza. Para o Março Mulher deste ano, foram produzidos 3 infográficos sobre o assunto da desigualdade de gênero, cada qual analisando o aspecto sob um prisma. Os subtemas contemplados da vez foram “Renda e trabalho”, “Violência contra a mulher” e “Representação feminina”. Além dos infográficos, foi produzido um post sobre a data do 08 de março em si, englobando seu significado e representações. A leitura de todas essas peças é informativa e bem dinâmica, e pode ser feita na página do Observatório (http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br). 

 

  • Livro: “A igualdade terá o rosto da mulher”

“A igualdade terá o rosto da mulher” é o mais recente livro publicado pelo Observatório das Desigualdades, em 2021.  Tendo recorrido a fontes como alguns materiais do próprio Observatório da EG/FJP e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de dados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi) da Fundação João Pinheiro, a obra narra, a cada capítulo, diversos prismas a serem considerados na pauta de gênero de forma clara e inteligível, demonstrando também a importância de que, além de falar sobre desigualdades, sejam também reunidos esforços para combatê-la factualmente. 

Você pode acessar o livro no site da UFRGS, em <A igualdade terá o rosto da mulher>. 

 

  • Podcast Desassossego

O Desassossego é o podcast do Observatório, que começou suas atividades em 2021. Em seu sétimo episódio, a pauta é justamente o livro “A igualdade terá o rosto da mulher”, e a apresentadora convida uma organizadora e uma das escritoras envolvidas para uma descontraída entrevista sobre a concepção do projeto e uma discussão sobre um dos capítulos. O Desassossego está na FJPlay, perfil da Fundação João Pinheiro no Spotify, e o episódio em questão pode ser acessado em <https://open.spotify.com/episode/55DX4PslThN928gxcMFxuo?si=lVTKiGu6Ru6qbWAgVOStzA>. 

 

  • Boletim “Pobreza, substantivo feminino” e vídeo “Feminização da pobreza”

O nosso Boletim n°8 foi publicado em abril de 2020, e trata especificamente da feminização da pobreza, ou seja, o atual quadro de aprofundamento da pobreza entre as mulheres. A feminização da pobreza é uma das consequências da desigualdade de gênero, e é tratada de forma mais aprofundada no Boletim a partir de referenciais teóricos e dados de pesquisa. Esse boletim, assim como os demais já produzidos, está no blog do Observatório (Observatório das Desigualdades), na aba “Boletins”. 

O mesmo tema também foi tratado em um de nossos vídeos, disponível no YouTube em <Observatório das Desigualdades | Feminização da pobreza>. 

 

  • Posts passados

Os últimos tempos têm sido de intensa produção sobre a temática feminina dentre nossos conteúdos, no que muito participaram os posts – textos curtos, de até 5 páginas, disponíveis na página inicial do blog. A seguir, separamos alguns deles para esta retrospectiva: escolha a temática sobre a qual quer ler e entenda mais sobre a importância da luta pela equidade!

 

 

Autora: Augusta Cora, sob a orientação de Bruno Lazzarotti.

*O Observatório das Desigualdades é um projeto de extensão. O conteúdo e as opiniões expressas não refletem necessariamente o posicionamento da Fundação João Pinheiro ou do CORECON – MG.

 

Deixe um comentário