A burocracia é um importante espaço social, afinal, participa do desenho e da execução das políticas públicas, bem como da elaboração e interpretação das leis e, enfim, de tudo que envolve a vida pública. Considerando o fato apresentado, é desejável que o funcionalismo público seja representativo – no sentido de refletir a diversidade encontrada na sociedade – para que todos os grupos sociais sejam contemplados nas decisões e deliberações do ambiente burocrático. Será que isso está acontecendo?
FONTES:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38719-censo-2022-pela-primeira-vez-desde-1991-a-maior-parte-da-populacao-do-brasil-se-declara-parda
https://www.ipea.gov.br/atlasestado/artigo/15/perfil-racial-do-servio-civil-ativo-do-executivo-federal-1999-2020 (Ipea: PERFIL RACIAL DO SERVIÇO CIVIL ATIVO DO EXECUTIVO FEDERAL (1999-2020))
https://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/1841 (Marcela De Oliveira Timóteo: Estratégias de diversidade, inclusão e equidade de gênero e raça em órgãos da administração pública federal: Avanços e desafios)


